segunda-feira, 22 de setembro de 2008

desmatamento

ali no , vi uma notícia [] que me chamou atenção e acabei lendo-a, vontando e agora estou aqui divulgando-a!

 

 

Macaw

“Hoje vou falar sobre o desmatamento da Amazônia. Não sou, nem quero ser, nenhum especialista no assunto. No entanto, com o que vemos diariamente nos jornais e internet, já motiva a preocupação, além de, claro, ser um ótimo motivo para pedir sua ajuda e espalhar mensagens de "Não ao desmatamento".


ONG’s como o Greenpeace, SOS Mata Atlântica, WWF, IPAM (Instituto de Pesquisas da Amazônia) e diversas outras entidades, fazem de tudo na tentativa de salvar o que resta (o que não é muito) da Amazônia.


Todo o desmatamento é justificado pelos empresários como sendo uma fonte de renda. Enquanto alguns poucos enriquecem, a maioria é deixada para trás, tão pobre quanto ou pior do que começou. A solução é seguir para onde há mais madeira, empurrando a fronteira cada vez mais floresta adentro. Algo rentável (à eles), mas que, com o passar do tempo, causa danos irreparáveis a civilização, aos povos, ao Planeta.


O IBAMA tem agido com firmeza. Tem prendido pessoas que desmatam ilegalmente (cá entre nós, legalmente ou ilegalmente estão desmatando certo? Então porque desmatar ilegalmente é tão ilegal? se das duas formas estão desmatando), prendendo fazendeiros e, até mesmo, nativos que, sem nada pra fazer, sem nenhuma outra fonte de renda, se vêem na obrigação de trabalhar como "desmatador".


Esses, além da destruir os 4 biomas mais importantes que temos no Brasil: Mata Atlântica, Cerrado, Amazônia e Pantanal, ajudam a gerar diversos outros problemas: fome, aquecimento Global e milhares de outros que também causam a destruição. Como:


Erosão dos solos;
Degradação as áreas de bacias hidrográficas;
Libera gás carbônico à atmosfera;
Causa desequilíbrio social e ambiental;
Causa o aquecimento global, etc.


Portanto, meus amigos, é necessário que, nós blogueiros, ajude na causa. Não somos nenhuma Rede Globo (quem realmente deveria fazer algo), nenhuma Folha de São Paulo. Mas, se nos reunirmos, poderemos fazer com que o país campeão de biodiversidade terrestre (com cerca de 12% de toda área do planeta) consiga sobreviver --ou pelo menos tente-- ao pior dos animais: O Homem.


Para isso, você blogueiro terá apenas que lançar um post, com o mesmo intuito. Com o mesmo título, com sua mensagem de "Não ao desmatamento". Apresente alguns dados, comos os mencionados acima, convide a outros bloqueiros, incentive comentários.


Não é possível que a internet (2.0, 3.0 ou qualquer coisa .zero) não ajude numa causa tão boa. Afinal, essa --a internet--, é um grande meio de comunicação; uma ótima forma de espalhar uma mensagem; algo excepcional. Façamos então bom uso dela: Não só divulgando vídeos de Cicarelli ripando na praia, de Tapas em Pantera, ou de mulheres frutas mostrando suas intimidades. Use sua banda larga, teclado e o google para algo que realmente importa. A todos.


Obs.: Não precisa linkar esse post como sendo sua fonte de inspiração. A não ser que você realmente deseje fazer isso.


Fontes:


http://www.infoescola.com/geografia/desmatamento-da-amazonia/
http://www.natureba.com.br/desmatamento.htm
http://www.webciencia.com/17_intro.htm

4 comentários:

Samadhi: disse...

se puder, diga pra ele ler O MITO MODERNO DA NATUREZA INTOCADA, talvez ele melhore esse discurso.

Fana Fanii disse...

hum, vou dizer...

Dulce Miller disse...

Fana, finalmente consegui retribuir as tuas visitas, tava difícil, mas consegui chegar! \o/

Gostei muito do teu cantinho, mesmo porque, sou mais uma viciada em café!
Vou levar teu link lá pro blog.

Seja sempre bem-vinda!

Beijos!

Fana Fanii disse...

seja bem vinda, du!