segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Foi Por Você

HUMANIZA Coletivo Feminista
A Humaniza vem à público agradecer às mulheres que tiveram coragem de denunciar o que aconteceu com elas durante o nascimento dos seus filhos. 


Foi por causa delas que estamos caminhando para melhorar o atendimento nas maternidades e nas unidades básicas de saúde!



OBRIGADA!!
Espalhem a BOA NOVA!! 
E vamos juntas seguindo...

1. Já estamos na 3ª. Audiência Pública sobre Violência Obstétrica e por dois anos pudemos contar com presenças ilustres como Raquel Marques (presidenta da Artemis) e Melania Amorim (médica ginecologista e obstetra, uma das mais atualizadas do mundo);

2. O Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual elaboraram um TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA entre diversas instituições e o movimento social para que sejam desenvolvidas ações para diminuir a violência obstétrica nas nossas maternidades. E hoje contamos com o COMITÊ DE COMBATE À VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA DO ESTADO DO AMAZONAS.

3. O MPF e o MPE encaminharam para todas as maternidades uma orientação sobre a Lei do Acompanhante (Lei n° 11.108 de 2005) e sobre a Lei das Doulas (n° 4072 de 2014) .

4. O MPF e o MPE encaminharam para todas as maternidades uma orientação sobre o direito ao prontuário médico (Recomendação n. 07/2017). 

5. As universidades estão abrindo caminhos para o ensino e pesquisa sobre Violência Obstétrica voltada para diversas áreas do ensino: medicina, enfermagem, direito...

6. Um folder foi elaborado sobre Violência Obstétrica pelo Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado do Amazonas e Defensoria Pública do Estado, para ser disponibilizado em TODAS as maternidades com o seguinte conteúdo: definição de violência obstétrica e quais órgãos procurar para denunciar e/ou reclamar; 

7. Tivemos o 1° Seminário de Obstetrícia Baseada em Evidências em novembro de 2016;

8. Criação do grupo gratuito de apoio psicológico em conjunto com o SUS;

9. Encaminhamento dos casos para judicialização;

10. Proposição de duas leis: uma municipal e outra estadual.

E muito mais!
Obrigada por ter sido corajosa! 
Obrigada por estar ajudando a mudar o atendimento às mulheres do nosso estado!
Juntas somos mais 
#FoiPorVocê
#Humaniza

Nenhum comentário: