HUMANIZA Coletivo Feminista |
A Humaniza vem à público agradecer às mulheres que tiveram coragem de denunciar o que aconteceu com elas durante o nascimento dos seus filhos.
Foi por causa delas que estamos caminhando para melhorar o atendimento nas maternidades e nas unidades básicas de saúde!
OBRIGADA!!
Espalhem a BOA NOVA!!
E vamos juntas seguindo...
1. Já estamos na 3ª. Audiência Pública sobre Violência Obstétrica e por dois anos pudemos contar com presenças ilustres como Raquel Marques (presidenta da Artemis) e Melania Amorim (médica ginecologista e obstetra, uma das mais atualizadas do mundo);
2. O Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual elaboraram um TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA entre diversas instituições e o movimento social para que sejam desenvolvidas ações para diminuir a violência obstétrica nas nossas maternidades. E hoje contamos com o COMITÊ DE COMBATE À VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA DO ESTADO DO AMAZONAS.
3. O MPF e o MPE encaminharam para todas as maternidades uma orientação sobre a Lei do Acompanhante (Lei n° 11.108 de 2005) e sobre a Lei das Doulas (n° 4072 de 2014) .
4. O MPF e o MPE encaminharam para todas as maternidades uma orientação sobre o direito ao prontuário médico (Recomendação n. 07/2017).
5. As universidades estão abrindo caminhos para o ensino e pesquisa sobre Violência Obstétrica voltada para diversas áreas do ensino: medicina, enfermagem, direito...
6. Um folder foi elaborado sobre Violência Obstétrica pelo Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado do Amazonas e Defensoria Pública do Estado, para ser disponibilizado em TODAS as maternidades com o seguinte conteúdo: definição de violência obstétrica e quais órgãos procurar para denunciar e/ou reclamar;
7. Tivemos o 1° Seminário de Obstetrícia Baseada em Evidências em novembro de 2016;
8. Criação do grupo gratuito de apoio psicológico em conjunto com o SUS;
9. Encaminhamento dos casos para judicialização;
10. Proposição de duas leis: uma municipal e outra estadual.
E muito mais!
Obrigada por ter sido corajosa!
Obrigada por estar ajudando a mudar o atendimento às mulheres do nosso estado!
Juntas somos mais
#Humaniza
Nenhum comentário:
Postar um comentário