terça-feira, 2 de julho de 2013

desafio

formada em direito há quase 10 anos, porém muito tímida para falar em público, e penso eu, sem nenhuma vocação para o magistério recebi um convite de um amigo, em fevereiro deste ano, para ministrar um "apanhado" sobre leis trabalhistas para uma determinada categoria. 

e aqui fica o dito: não tenho a menor afinidade com o direito do trabalho e enquanto eu lembrar das minhas experiências na área, jamais volto a pisar no fórum trabalhista como causídica.

aceitei o desafio. como diz uma amiga: quem precisa se submete.
o evento teria início logo, todavia, por motivo alheio a nossa vontade, só veio a ocorrer agora na última semana de junho e minha participação ficou para hoje, 02/07/2013.

fiz resumo, dei enfoque para a opiniao do dono da empresa contratante, pensei no ponto de vista dos meus 25 atentos alunos. me perdi no meio de muitos artigos, apaguei, fiz e refiz. enfim, montei uma primeira apostila de acordo com o que me foi proposto: Constituição Federal, CLT, contrato de trabalho, partes, jornada de trabalho, acordo e convenção coletiva, piso salarial, responsabilidade civil (objetiva e subjetiva), dano, demissão, estabilidade (CIPA e DIRIGENTE SINDICAL) e greve. entre um blá blá blá e outro.

lá fui eu, cheia de medo e pouca coragem. o curso seria das 8h as 11h, com um intervalo de 15 minutos.
cheguei cedo. ansiosa.
fui apresentada, algumas caras conhecidas de reuniões prévias. 
comecei a falar feito uma metralhadora destrambelhada, desejando que nenhum daqueles 25 atentos olhos resolvessem me indagar sobre algo.
já próximo do intervalo, vi uma mão sendo erguida. respirei fundo, parei e deixei que a pessoa falasse...

"professora, a senhora vai parar para o intervalo?"

ufa, pensei eu...: "sim, assim que terminar este tópico, caso ninguém tenha indagações..." - e continuei o assunto até o intervalo.

no intervalo, alguns vieram conversar comigo, sobre vários assuntos... até que a pessoa que me convidou me chamou para irmos até o dono da empresa, ter uma breve conversa. e assim fomos.

na volta do intervalo, segui com o restante do assunto e debati com os alunos sobre as dúvidas que eles tinham: CAT, férias, demissão, responsabilidade, dano decorrente de caso fortuito, assédio moral... nossa, foram tanto assuntos, que nem tive tempo de pensar em outra coisa.

ao final, agradeci pela oportunidade e tive o carinho daqueles 25 olhos atentos que se levantaram, aplaudiram e vieram, um a um, agradecer pelo momento e oportunidade.

sim, embora acredite que eu poderia ter feito melhor, me preparado melhor, me aprofundado mais, aquelas quase 3 horas me foram gratificantes... não sei ao certo explicar o motivo, apenas assim senti.

e agora, passado mais o momento de tensão, sinto um enorme alívio, um ardor na garganta, muita sede, sono e um corpo cansado mas feliz... feliz por ter topado o desafio sim pra mim foi um desafio, uma superação e tanto e com a certeza de dever cumprido. espero sinceramente que tenha colaborado com algo!

sem esquecer: agradeço imensamente a oportunidade que me foi dada!


e aqui digo, será este um novo caminho? será que vai aflorar esta vocação? será que seguirei os passos do meu pai... que hoje completou 9 meses de saudade?

Nenhum comentário: