segunda-feira, 17 de junho de 2013

Brasil e o dia 17 de junho de 2013

@igersbrasil
há dias, no Brasil, não se fala em outra coisa a não ser em protestos e manifestações sobre aumento de tarifa de ônibus.

tal falácia foi aumentando após os noticiários estamparem que os manifestantes estariam sendo presos por atos de vandalismo e formação de quadrilha, enquanto que nas redes sociais pipocavam fotos e vídeos de jornalistas e manifestantes sendo agredidos pela polícia sem razão de ser. oi?


e hoje, não existe um brasileiro penso eu que não tenha tirado um minuto de seu dia para tomar conhecimento sobre a tal segunda-feira de protestos, tecendo sua opinião e discorrendo sobre os fatos.


é claro que eu tenho minha opiniãozinha sobre o assunto. não sou a sumidade em política e nem sou de ir pras ruas fazer protesto. até porque, acho eu, certas atitudes decorrem de interesses outros que não apenas protestar por conta do aumento de passagem.


tudo isso teve início com alguns gatos pingados protestando na avenida paulista e deixando por lá um rastro de vandalismo e destruição do patrimônio público. e aqui digo: massa de manobra. políticos por trás, sim.

é claro que a polícia vai reagir, ou por um acaso os manifestantes nunca viram o que aconteceu ao longo da história? nem só no Brasil mas mundo a fora? por um acaso alguém sabe qual é a atribuição da polícia militar?

"Com fundamento no texto constitucional, fica evidenciado que a polícia militar exerce a função de polícia administrativa, sendo responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo, e pela manutenção da ordem pública nos diversos Estados da Federação.


Os integrantes das polícias militares são agentes policiais e exercem funções de segurança pública, que é diversa das realizadas pelas forças armadas que em atendimento ao art. 142, da Constituição  Federal,  são responsáveis pela defesa da pátria, segurança nacional, e a garantia dos poderes constitucionais, e por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.


Os policiais militares juntamente com os policiais civis encontram-se subordinados ao Governador do Estado, que é a mais alta autoridade administrativa na área de segurança pública. Segundo o art. 144, § 6º, da C.F,   As polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios”..." (Autor: Paulo Tadeu Rodrigues Rosa)


mas venhamos e convenhamos, o papel da polícia é justamente preservar a ordem e o patrimônio. no meio da multidão eles simplesmente não têm como selecionar quem faz arruaça e quem realmente se manifesta, já que estão todos juntos e misturados.

hoje eu vi não apenas tomarem as estruturas do congresso nacional, mas vi também invadirem a assembleia legislativa do estado do rio de janeiro, em total ato de vandalismo, estou mentindo?

se eu tenho orgulho? teria mesmo orgulho se as pessoas em ano de eleição não trocassem seu voto por interesses próprios e promessas de emprego, caso o candidato A ou o partido B consiga se eleger. 

ficaria orgulhosa mesmo se em protesto, todos esses manifestantes não fossem aos jogos, nem os da copa das confederações e muito menos aos da copa de 2014. já que sei bem... boa parte dos manifestantes de hoje ocuparão as arquibancadas destes jogos amanhã.

manifestantes estes que no ano da escolha das cidades que seriam sede dos jogos da copa foram para as ruas apoiar e defender o porque de sua cidade ser sede da copa. manifestantes estes que estavam nas ruas comemorando a vitória por ser cidade sede da copa, esquecendo-se completamente daquele caos em que o país afundaria... não apenas no ano da copa, mas também este caos de agora... em que faltam escolas primárias, faltam leitos de UTI nos hospitais, pessoas morrem pelo chão dos hospitais públicos, professores que recebem salário de miséria enquanto jogador de futebol firma acordo milionário para jogar bola em país estrangeiro.

enfim, e eu? eu vou continuar assistindo tudo daqui. manifestando-me apenas em redes sociais, criticando A ou B. e assumo a minha posição. pode atirar a primeira pedra! 



Nenhum comentário: