domingo, 13 de abril de 2008

13/4 - dia do beijo!

O dia 13 de abril celebra o mais emblemático símbolo do amor no Brasil. É o Dia do Beijo.

Não se sabe quem foi o responsável por conceber uma data para a principal expressão de carinho. Dizem até que beijo não tem dia nem hora certa. Vale a qualquer hora.

Apaixonado, afetuoso, abençoado, entre namorados, entre amigos, de mãe para filho, da filha para o pai, beijo de bom dia, beijo de adeus, beijo de juras eternas de amor. E tem o beijo sem grandes compromissos de quem trocam o namorar pelo ‘ficar’. Nas festas, danceterias e, especialmente, no carnaval, beijar é praticamente um desfecho do ritual da ‘balada’.

Ao longo dos séculos, no entanto, beijar representou muito mais do que um gesto de carinho. Entre os hebreus, o beijo era afetuoso e realizado nas saudações. Também marcava reconciliação ou perdão. Foi também com um beijo que Judas identificou Jesus aos seus perseguidores. ("Jesus, porém, lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho de Deus?" – Lucas, 22:48)

O beijo entre os persas simbolizava a classe social. Homens do mesmo padrão de vida se beijavam na boca. Se um dos homens era de classe inferior, o beijo era dado no rosto. Se a diferença de classe era muito grande, o mais pobre se ajoelhava diante do mais rico. Na Idade Média (séculos V a XV), o "beijo da paz", que simbolizava caridade, era usado em muitos rituais como um gesto elitista e exclusivo aos homens. Também marcava o acordo entre senhores feudais e seus vassalos.

A partir do Renascimento, o beijo na boca deixou de fazer parte dos ritos oficiais e sagrados e se tornou exclusivo dos amantes. Na Igreja Católica, os beijos sagrados ficaram restritos aos dados pelos fiéis ao padre no altar; o beijo entre os recém-casados ao final da cerimônia; e o gesto consagrado pelo Papa João Paulo II de beijar o solo de cada país que desembarcava.

um grande beijo à todos vocês!!!

6 comentários:

Madame disse...

nossa... que droga!
faz uns 3 meses que eu não dou um beijo de acordo. e nem pra aproveitar a data pra abordar um transeunte gostoso... que burrice.
humpf!

ai, fana, quais problemas teve o seu peugeot??? nao me aflija molher!
beijo. boa semana.

Fana Fanii disse...

liliiiiiiii... "cala a boca e beija logo..."

qto ao peugeot, huuuuuuummmm.. te conto já já....

Madame disse...

ai fana... honda é outra historia né amigan? ouuuuutro nivel.
ai, eu ja nao sei o que faço de mi bida. nao sei. mas obrigada assim mesmo, flor.

Fana Fanii disse...

ain, desculpa amiga... num quis te deixar assim...

mas é pra vc ficar atenta...

Madame disse...

nao esquenta nao flor. a culpa nao é sua. a culpa é do meu patrão que nao me paga o suficiente pra comprar um new beetle e fim de papo. vou te contar.

beijocas. boa noite.

Fana Fanii disse...

hauahuahauhauahuah, sendo asssiiimmmmmmmmmm!!! :D