domingo, 1 de novembro de 2009

e o consumidor que se foda...

fomos a um novo e grande restaurante de manaus. é "inovador", posso assim dizer, pois era apenas um supermercado de uma rede japonesa, em que o dono reformou e "conjugou" a um restaurante que tem saduíche, sushi, sashimi, tepan, vinhos, doces e café.

até aí tudo bem.

da comida, nada a reclamar, você come bem e paga um preço até justo... se compararmos a outros restaurantes de manaus.
pra variar, nos contentamos com comidas a preços de ouro.

só que, pra tirar a nota máxima, a saga começou com a falta do famoso "sistema"...

muito embora tenhamos nos informado se o estabelecimento recebia cartão, para nossa surpresa, na hora de pagar a conta, nenhum cartão estava passando, por conta do sistema, que estava sem funcionar.

ok, poderíamos resolver, se o estabelecimento fosse correto e respeitasse o consumidor, da melhor forma possível, não é? não custava nada o gerente anotar nomes, telefones, endereços, cpfs e, quem sabe, fazer-nos assinar algum documento... sei lá...

mas não, o funcionário achou por bem nos "prender" dentro do restaurante. é, meus caros, isso não tem outro nome, uma vez que quando se entra no restaurante se recebe um cartão... e aí, na saída, você tem que entregar o tal cartão - pago - para poder ter sua saída liberada!

só que conosco não, a caixa e outros funcionários ficaram enrolando, tentando passar os cartões, reiniciando máquina. tinha um sujeito lá, imbecil, que sugeriu a um de nós ir sacar o dinheiro... (?)

alô, onde tem um caixa banco do brasil funcionando, por aqui, a essa hora? [já eram meia noite]

aí, lá pelas tantas o imbecil diz que então tem que chamar o gerente... (?)
porra, estamos há mais de 15 minutos discutindo e ainda não é com o gerente? me chame ele logo, ora!

outro total imbecil...
disse que não poderia nos liberar... não sem pagarmos...

detalhe: acrescente-se aqui que a esposa do meu cunhado estava passando mal... eles precisavam ir pro pronto-socorro, como de fato foram... depois que meu cunhado se irritou e disse que ia sair assim mesmo, se quisessem que fossem prendê-lo na porta...

só sei que o mastercard acabou passando... aí parte da conta foi paga... já que esse cartão era de débito da conta do outro cunhado e não crédito ou débito do banco do brasil como queríamos.

e lá pelas tantas uma máquina do amex apareceu em cima do balcão e foi aí que o namorido puxou o amex e perguntou se eles aceitavam... e sim, ufa, conseguimos pagar... mas mesmo assim deixamos a parte do meu cunhado em aberto... ele iria pagar depois, muito embora o gerente não tenha engolido isso...

e, pra tripudiar ainda mais o gerente achou por bem dizer que: nós, como consumidores tínhamos que andar com o dinheiro no bolso... (?)
como é que é? o estabelecimento não tem um plano B e o cliente é quem pega a culpa? se o namorido não tivesse amex, eles iam nos trancar ali dentro?
e tem mais, o gerente ainda achou por bem sapecar: "o senhor tinha outro cartão - amex - e não queria pagar... (insinuando que nós estávamos de sacanagem...)
foi quando o namorido se emputeceu: "pera lá, essa máquina não estava aqui... ela apareceu em cima do balcão agora, né?"
e a funcionária do caixa, sem graça: "é sim, senhor!"
porra, por todos os cantos tinha a placa do VISA e do MASTER... por que eu vou achar que eles aceitam AMEX? não estava escrito em canto algum e o gerente em nenhum momento mencinou...
e tem mais, se o sistema não estava funcionando, eles que nos avisassem quando entramos na casa... e não dá uma de "joão-maneta" e querer nos prender dentro do estabelecimento, por isso, pra mim, além de cárcere privado é exercício arbitrário das próprias razões...

eu sei que nós estávamos devendo, nós queríamos pagar, mas o sistema estava fora do ar... não era justo sermos trancados ali, afinal, o Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 42, assim diz: "Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça".
e, ademais, o restaurante tem que ter outros meios, menos constragedores, para esse tipo de situação.

o nome do restaurante? ROMA

3 comentários:

Morgana disse...

ahiuahiuahiuahiuahuiahiuahiuahia...


Que loucura!

rafael d. disse...

Em Manaus? Ah tá é bom então..uma das várias coisas que precisam mudar na cidade, infelizmente!

Lirian Mina disse...

Como é que está funcionando esse restaurante? são vários ¨restaurantes¨ e no fim se paga só uma conta?
Ou tem restaurantes diferentes e paga a conta em cada um deles?

(depois de ler esse post, ponto negativo para eles. Pelo que ouvi falar a comida é muito cara, e minhas tias não gostaram do novo supermercado pq é tudo o triplo do preço de outros supermercados... fizeram um supermercado chique...)